Desenvolvimento na Comunicação – Construa PACTOS poderosos e sustentáveis com a sua  comunicação com o mundo.

O que é

Comunicação Não Violenta, também conhecida como comunicação compassiva ou comunicação empática, é um processo de pesquisa contínua desenvolvido, a partir da década de 1960, pelo psicólogo e mediador internacional Marshall Rosenberg e uma equipe internacional de colegas. Marshall Rosenberg fundou o The Center for Nonviolent Communication, escreveu vários livros sobre o tema e disseminou a CNV em mais de 60 países, inclusive no Brasil.

A CNV é uma das ferramentas base para a mediação e transformação de conflitos e a construção de uma cultura de paz.


Propõe o aprendizado de habilidades comunicativas que favorem a construção de relações de parceria e cooperação, em que predominem a conexão, a empatia, a autenticidade e a compaixão. É uma abordagem para se relacionar de uma maneira mais verdadeira e desarmada, desligando o modo de ataque ou defesa que aprendemos a utilizar ao longo da vida e permitindo que nossos sentimentos e necessidades sejam compartilhados e orientem o entendimento, a convivência e a construção de acordos.

Filosofia e referências

inspiradoras

1.ROSENBERG, Marshall B. Comunicação Não Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais - São Paulo: Ágora, 2006.

2. ROSENBERG, Marshall B. A linguagem, da Paz em Um Mundo de Conflitos - São Paulo: Palas Athena, 2019. ISBN 978-85-60804-40-5.

NA MEDIAÇÃO

A Comunicação Não-Violenta como competência do advogado do futuro e sua utilização na Mediação como instrumento de pacificação social e promoção de diálogos mais autênticos.

3. ROSENBERG, Marshall B. Criar Filhos Compassivamente. Maternagem e Paternagem na Perspectiva da CNV- São Paulo, Palas Athena, 2019. ISBN 978-85-60804-42-9 

4. D´ANSEMBOURG, Thomas. Como se relacionar bem usando a Comunicação Não Violenta – Rio de Janeiro: Sextante, 2018

Vídeos
Parceria: Emconversas